Todos os esforços e prioridades da área de Recursos Humanos, assim como das demais áreas de uma organização, estão voltados para atender às demandas diárias, produtividade, atingimento de metas e alcance de resultados.
Com o volume intenso de trabalho e quadro de funcionários reduzidos, a missão de melhorar e inovar os processos internos para o desenvolvimento das áreas e crescimento das organizações, na sua maioria, é deixada em segundo plano ou postergada sempre que surge uma necessidade como prioridade maior que aquela de rever ou criar um processo interno.
Outro fator de impacto nesta missão, é a disponibilidade reduzida de tempo para planejar e implantar um projeto de processos, já que o mesmo pessoal que atende às demandas diárias deve dedicar-se a ele também.
Revisitar um processo interno existente ou mesmo implantar um novo, requer dedicação, conhecimento técnico e tempo disponível para que todos os aspectos sejam trabalhados e se obtenha sucesso. Para isso as organizações podem contar com os serviços oferecidos pelas consultorias especializadas em Gestão de Processos, que têm em sua maioria, profissionais qualificados tecnicamente e aptos a otimizarem os processos e potencializarem os resultados desejados.
Desta forma, quando as organizações investem na contratação de consultoria qualificada e especializada para fazer a gestão de seus processos internos, seu pessoal pode dedicar-se exclusivamente às demandas gerais, reduzindo drasticamente falhas e retrabalhos que implicam em custos.
Vale ressaltar, que todo processo interno tem impacto positivo ou negativo nos resultados das organizações e na percepção de valor por parte dos clientes, ou seja, a seleção e contratação de pessoal feita pelo Recursos Humanos baseadas num processo interno que precisa de melhorias e inovação, fatalmente refletirá negativamente no produto ou serviço entregue aos clientes que contam com grande oferta de mercado e por isso podem adquirir produtos ou serviços do concorrente que tem estratégia voltada aos processos internos também.
Por Claudia Furlan
06/10/2020